SINTRAESCO-TO e SESCAP negociam a primeira convenção coletiva de trabalho com data base para 1º janeiro de 2016

Piso mínimo salarial das categorias representadas pelo SINTRAESCO-TO, que entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2016, é aprovado em Assembleia Geral Ordinária

Em cumprimento ao Edital de Convocação publicado no último dia 10, no Diário Oficial do Estado do Tocantins nº 4517, o Sindicato dos Empregados em Escritório de Contabilidade, Prestadoras de Serviços, Assessoramento, Pesquisa e Perícia do Estado do Tocantins (SINTRAESCO-TO) realizou, nesta segunda-feira, 14, uma Assembleia Geral Ordinária, na sede provisória da entidade localizada na quadra 606 sul, em Palmas-TO.

Assembleia aprovou, na primeira ordem do dia, dentro do quórum estatutário, a última proposta apresentada pelo Sindicato Patronal (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins – SESCAP-TO) a qual contempla o piso mínimo salarial para todas as categorias abrangidas pela convenção a partir do dia 1º de janeiro, conforme a data base aprovada.

Além disso, a Assembleia deliberou e aprovou, na segunda ordem do dia, o índice de reajuste salarial para quem ganha acima do piso o qual será uma das pautas de luta sindical desta entidade a ser negociado com o SESCAP-TO no ano de 2016.

De acordo com o presidente do SINTRAESCO-TO, João Jodacy Barbosa de Queiroz, a convenção coletiva foi encaminhada ao SESCAP-TO para análise e assinatura e a proposta de reajuste acima mencionada também foi encaminhada ao Sindicato Patronal para continuidade dos trâmites da negociação.

A entidade está otimista com as rodadas de negociações, pois, em um curto espaço de tempo e com abertura de diálogo necessária, além do interesse mútuo das partes, vislumbramos a primeira convenção coletiva. Através desta, com muita expectativa, aguardamos o fechamento do índice até o final deste mês de dezembro para que a partir de 1º de janeiro de 2016, a categoria esteja resguardada com a formalização dos termos”, declarou o presidente João Jodacy.

Para o presidente do SINTRAESCO-TO, a efetividade dessa convenção é relevante tanto para as ações sindicais quanto para o atendimento ao direito de inúmeros trabalhadores. “Nosso sindicato abarca número grande de categorias, mas, que até então, não tinham a proteção de uma convenção coletiva. Agora, a partir de nossa atuação, esforço e seguindo os princípios das ética e legalidade, vamos conduzir o fechamento desta convenção, consoante o nosso papel de representação das classes abrangidas”, finalizou João Jodacy.

Força Sindical participa da Assembleia Geral Ordinária convocada pelo SINTRAESCO-TO

Força Sindical participa da Assembleia convocada pelo SINTRAESCO-TO

Rodadas de Negociação

Acompanhe o histórico das rodadas de negociação do SINTRAESCO/TO:

1º de setembro: Minuta da Proposta de Negociação da Convenção Coletivo de Trabalho (CCT) apresentada para negociação com 75 clausulas, dentre elas as financeiras e sociais.

29 de setembro: Ofício 0029/2015/EMP cobra parecer da mencionada minuta.

30 de setembro: SESCAP-TO apresenta uma contraproposta contendo 31ª clausulas (foi o ponto de partida para negociações)

08 de outubro: SINTRAESCO-TO oficializa para marcar data de início das negociações

15 de outubro:  1ª rodada de negociação

08 de dezembro: Última rodada. Sindicato Patronal apresentou a última contraproposta financeira levada em Assembleia no dia 14 de dezembro para aprovação ou não.

14 de dezembro: Dentro do quórum estatutário, Assembleia aprova piso mínimo salarial para todas as categorias abrangidas pela convenção a partir do dia 1º de janeiro, conforme a data base aprovada.

 


Texto: Pollyanna Letícia 
Foto: Mônica Alencar

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. orison disse:

    onde entrar a tal convenção que ate este momento nao em em pdf

  2. Adriana disse:

    Muito bom esse Sindicato, pois nós somos muito desvalorizados…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *